Saiba como funcionam os serviços da MEC
27 de outubro de 2016
Dicas e cuidados para manter o seu carro sempre novo
23 de novembro de 2016

6 Riscos que você corre por não calibrar os pneus

Você sabia? Deixar de calibrar os pneus do seu carro ou não calibrar da forma correta pode prejudicar o funcionamento do automóvel e trazer diversos riscos. Mesmo que algumas pessoas pensem que a calibragem é algo simples e que não pode influenciar tanto, nós reunimos seis motivos para mostrar a você os riscos que a forma incorreta pode trazer para o veículo.

Confira!

1- Funcionamento incorreto

Não calibrar os pneus do seu carro no tempo certo e da forma correta pode influenciar no tempo de vida útil do seu veículo. Isso quer dizer que o seu automóvel pode durar menos do que foi programado.

2- Pneu saindo da roda

Um dos casos mais raros, mas que ainda podem acontecer já que a pressão dos pneus está baixa do recomendado. Outros fatores podem contribuir para que isso aconteça, mas geralmente os danos podem surgir em uma curva muito fechada.

3- Dano por impacto

Se você deixar de fazer a calibragem do seu pneu, eles podem ficar mais frágeis com impactos que podem ser causados por diversos motivos, por exemplo, uma simples queda no buraco pode surgir aquela bolha na lateral do pneu e se caso ela chegue a estourar, você pode perder seu pneu totalmente.

4- Aquecimento anormal

Quando a pressão do pneu está muito baixa, ele pode sofrer uma deformação ou ainda ter um aquecimento anormal. Com isso, os elementos que constituem o material do pneu podem ser perdidos e em outros casos, o pneu pode explodir.

5- Diminui a precisão

Outro fator que pode ser influenciado quando não calibramos os pneus da forma correta é a nossa precisão de dirigir e controlar o veículo. O que pode causar acidentes!

6- Aquaplanagem

Quando o pneu fica baixo ou muito murcho, ele passa a ter mais contato com o solo e quando o piso está molhado pode empurrar a água e seu acúmulo fica maior, o que pode causar a aquaplanagem.

O certo é calibrar os pneus do seu carro com eles ainda frios, o que quer dizer que você precisa fazer a calibragem o mais perto da sua casa e não esquecer de fazer sempre no tempo certo de acordo com a montadora do seu veículo.

Para saber mais assuntos como esse que podem ajudar a manter o seu automóvel sempre seguro e com o seu funcionamento correto, continue acompanhando o nosso blog.

Comments

comments

Wagnei Lemes Martins
Wagnei Lemes Martins
Engenheiro Mecânico - CREA: 20091/D-DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp