Teste revela melhora de 500% na visibilidade com o uso dos faróis de dia
31 de outubro de 2017
Novos equipamentos de segurança de carros serão obrigatórios no Brasil
23 de fevereiro de 2018

Como cuidar do couro do meu carro?

Parece complicado, mas cuidar dos bancos de couro do seu carro é simples e fácil. Muitas coisas podem deixar marcas no seu banco, mas nada que não possa ser limpo ou reparado. Desde a tintura da calça jeans até o próprio suor podem deixar vestígios.

A manutenção nos bancos de couro se faz necessária principalmente naqueles que são sintéticos, ou seja, imita o couro. Se você não tiver o cuidado necessário ele vai rachar e rasgar, já que são produtos fabricados a partir de compostos químicos, normalmente poliuretano, polipropileno ou polivinílico, em sua maioria oriundos do petróleo.

A maioria das sujeiras no couro, sendo ele sintético ou não, um pano úmido resolve, mas para aquela sujeira mais persistente, use sabão neutro. Com um pulverizador, pode ser esses que usamos em jardim, coloque 200 ml de água e uma colher de chá de detergente neutro, este pode ser substituído pelo de lavar louça. Depois é só misturar e pulverizar no local esfregando com uma esponja de cozinha.

No caso de sujeira leve, use a parte mais macia da esponja. Se for daquela chata e mais difícil de remover o jeito é esfregar com o lado mais abrasivo. Atenção! Tome muito cuidado para não danificar o estofado. Não descarte os produtos específicos para a limpeza de couro, eles são feitos para isso. Esfregue levemente, com delicadeza. E para finalizar retire o excesso de sujeira com um pano limpo e seco.

Após a limpeza no banco de couro, aplique um hidratante, aqueles assentos que são sintéticos, não precisam. Pode ser um produto específico para couro natural ou até hidratante corporal. Mas qual o objetivo? Ele vai formar uma camada protetora que proporcionará maior durabilidade ao banco.

Se você tem crianças é preciso ter muito cuidado com água, sucos, refrigerantes, além disso é preciso atenção ao transportar produtos de limpeza e abrasivos. A exposição à luz do sol e ressecamento pelo uso do ar-condicionado também exigem uma certa cautela. Materiais como lustra-móveis e silicone não são indicados, pois podem deixar o assento escorregadio. Continue acompanhando nosso blog para ter acesso à novidades e informações para cuidar melhor do seu carro

Comments

comments

Wagnei Lemes Martins
Wagnei Lemes Martins
Engenheiro Mecânico - CREA: 20091/D-DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp