Projeto de Lei cria uma CNH específica para carros automáticos
20 de julho de 2018

MEC – Pneu reformado: usar ou não?

Chegou a hora de trocar os pneus do seu carro, mas está tudo tão caro!! Aí você ouve um amigo, um familiar ou até seu mecânico sugerindo que pode ser usado o pneu reformado como medida de economia. Mas será que vale a pena? Eles oferecem a mesma segurança à você e sua família?

Os altos valores cobrados pelos pneus novos levaram diversas famílias e trabalhadores, que dependem de seus veículos, a optarem pelos reformados. Em 2017, cerca de 12 milhões desses foram vendidos no Brasil, mas alguns cuidados devem ser tomados.

Os altos valores cobrados pelos pneus novos levaram diversas famílias e trabalhadores, que dependem de seus veículos, a optarem pelos reformados

O pneu reformado deve conter o selo de inspeção do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que assegura ao consumidor a qualidade do trabalho que foi feito na sua recuperação.

Um importante alerta deve ser dado aos caminhoneiros, que não podem, de forma alguma, usar pneus reformados nos eixos da frente. “De acordo com o próprio Inmetro, o uso desse tipo de pneu é aprovado apenas nos eixos traseiros”, explicou o engenheiro mecânico da MEC, Wagnei Lemes.

Para Lemes, a opção de colocar pneus reformados nos eixos traseiros dos caminhões é muito boa. “Normalmente, eles andam em baixa velocidade e isso é economia de dinheiro para os profissionais, mas é preciso ter atenção à qualidade da borracha e do desenho. É preciso pensar e analisar antes de tomar uma decisão”, disse.

 

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Os casos e indicações variam muito. Aos veículos de passeio, que alcançam velocidades altas, não são indicados pneus reformados, pelo fato da temperatura do pneus subir mais rápido, o que pode provocar desgaste prematuro e até o descolamento da parte recuperada.

Assista à reportagem completa veiculada pelo Bom Dia Brasil da TV Globo sobre o assunto clicando na imagem abaixo.

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Wagnei Lemes Martins
Wagnei Lemes Martins
Engenheiro Mecânico - CREA: 20091/D-DF

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