Cuidado na hora de comprar um seminovo
Vou comprar um carro usado. O que devo fazer para não ser passado para trás?
18 de junho de 2018
MEC – Pneu reformado: usar ou não?
3 de setembro de 2018

Projeto de Lei cria uma CNH específica para carros automáticos

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que prevê que o motorista poderá optar por se habilitar apenas para dirigir carros automáticos. Se fizer essa opção, será impedido a guiar um carro com câmbio manual, sob pena de multa em caso de infração.

 

via GIPHY

De acordo com o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, haverá mudança nos exames de direção e os motoristas poderão ser habilitados apenas em veículos com câmbio automático. Se o condutor for aprovado nessa categoria não poderá dirigir veículos com transmissão manual. Caso desobedeça, cometerá infração gravíssima, com multa e retenção do carro.

Para especialistas da área, há uma tendência mundial para que todos os carros se tornem automáticos e que sim, existem duas formas de dirigir. “Quem se habilita com o câmbio manual não tem dificuldade de se adaptar ao automático, em uma hora dirigindo já pegou a prática. O contrário não é verdadeiro, a pessoa que usa só o automático não consegue saber o tempo de troca da marcha, e ainda tem os pedais”, afirmam.

Projeto de Lei cria uma CNH específica para carros automáticos

Vale lembrar que a divisão dos tipos das carteiras de habilitação se dá pelo tamanho do veículo e não pelas características mecânicas. E você o que acha?

O projeto de lei aprovado tramita em caráter conclusivo, ou seja, não precisa passar por votação no plenário da Câmara, mas ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de novidades e dicas sobre o seu veículo.

Comments

comments

Wagnei Lemes Martins
Wagnei Lemes Martins
Engenheiro Mecânico - CREA: 20091/D-DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp