Qual a importância de fazer manutenção preventiva do meu carro?
17 de agosto de 2017
Como cuidar do couro do meu carro?
15 de fevereiro de 2018

Teste revela melhora de 500% na visibilidade com o uso dos faróis de dia

Nem parece, mas já faz mais de um ano que a lei dos faróis acesos de dia entrou em vigor. Segundo o texto da Lei 13.920, “O uso dos faróis durante o dia permite que um veículo trafegando em sentido contrário seja avistado a cerca de 3 quilômetros de distância”. Será mesmo?

A Revista Quatro Rodas realizou um teste de pistas para comprovar quão verdadeira é essa obrigação. Os peritos envolvidos constataram que o farol aceso de dia aumenta em mais de 500% a distância em que é visto se for comparado ao com luz apagada.

Os testes mostraram ainda que o carro com as luzes apagadas só é notado a 300 metros, enquanto que o que está com farol baixo aceso fica perceptível a 2.000 metros. Todo o teste foi feito numa estrada pública com todos os carros rodando a 120 km/h.

Vale lembrar que a medida já é adotada em vários países do mundo. Nos Estados Unidos, a prática reduziu em 5% as colisões entre veículos e em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, segundo a NHTSA (sigla em inglês da Associação Americana de Segurança Viária).

O uso dos faróis durante o dia também é lei na Argentina, onde desde 2015 já reduziu os choques frontais em até 28%.

A MEC Soluções em Mecânica inspeciona, entre diversos outros itens, o sistema de iluminação, que inclui o seu funcionamento, a sua eficiência e o alinhamento dos faróis medidos com regloscópio. Conheça mais nossos pacotes de inspeção e marque AQUI a do seu carro.

* Com informações do site da Revista Quatro Rodas

Comments

comments

Wagnei Lemes Martins
Wagnei Lemes Martins
Engenheiro Mecânico - CREA: 20091/D-DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp